Descubra os benefícios do artesanato e se apaixone!

benefícios do artesanato

Quem não é apaixonado por artesanato, não é mesmo? É mágico ver como a junção daqueles materiais aleatórios, unidos a todo o cuidado e carinho de quem os detém, se torna uma bela peça de artesanato com zelo até pelos menores detalhes! Mas você sabe quais são os benefícios do artesanato para a sua saúde e bem estar?

Os benefícios do artesanato

Que o artesanato é uma coisa linda todos já sabem! Mas nem todo mundo conhece os benefícios que a atividade de confeccionar uma peça artesanal pode trazer para a saúde e melhorar a qualidade de vida.

Trazemos neste post alguns dos benefícios que vão te convencer de que o artesanato pode transformar o seu dia a dia!

Expressão de sentimentos

Toda atividade que envolve criação é uma ótima maneira de expressar seus sentimentos. Desde a escolha dos materiais, como os tipos de tecido e as cores e estampas, até o momento da criação de algo novo, o artista coloca um pouco de sua personalidade em cada detalhe.

benefícios do artesanato

As peças de artesanato carregam em si as características do artesão.

O artesanato também é uma forma de arte, é uma manifestação artística da individualidade do artesão!

É através de suas criações que você pode despejar tudo aquilo que te faz bem, que te agrega de maneira positiva e torná-los um viés para a criação.

Mas é também através de sua arte que se torna possível colocar para fora tudo que te sufoca, que te aflige. O artesanato também funciona como uma válvula de escape da realidade, um lugar encantador que você mesmo é capaz de criar.

Autoconhecimento

A arte permite o autoconhecimento. Através do artesanato, as pessoas têm a oportunidade de descobrir quais são seus pontos fortes, pontos fracos, quais as suas habilidades e aptidões.

Exercício mental e coordenação motora

Ao contrário do que muitos pensam, o artesanato não exige apenas o trabalho manual. A confecção de uma peça exige planejamento, boas ideias e dedicação.

A atividade artesanal promove o exercício do cérebro, é preciso saber o lugar exato de cada ponto, cada medida e a combinação de tecidos e linhas e botões, é uma atividade que requer estratégia e dinamismo.

benefícios do artesanato

Concentração e coordenação motora são algumas das habilidades demandadas no artesanato.

Isso tudo sem falar no desenvolvimento da coordenação motora através do trabalho manual. A elaboração do artesanato permite eficiência em tarefas que utilizem as mãos e firmeza.

Pesquisas apontam que a produção de peças artesanais reduz as chances de transtornos cognitivos e perda de memória.

Estímulo de criatividade

Através dos materiais, das técnicas aprendidas e o conhecimento adquirido, o artesanato estimula o desenvolvimento da criatividade.

benefícios do artesanato

O artesanato estimula a criatividade.

São infinitas as opções de materiais disponíveis, inspirações e boas ideias para a criação de algo novo. A inovação está prontamente unida à sua vontade de sair de sua zona de conforto e superar seus limites.

A produção de peças artesanais garante melhorias na coordenação motora, permite desenvolver habilidade no manuseio dos objetos e auxilia na firmeza das mãos.

Tratamento de transtornos psicológicos

A concentração e a aplicação dos artesãos na preparação da peça artesanal ajuda no tratamento da depressão, e outros transtornos psicológicos como a ansiedade e o stress.

Em matéria publicada pela Folha de São Paulo, o professor de medicina integrativa da universidade americana Harvard, Herbert Benson, afirma que procedimentos utilizados no artesanato, como costurar e bordar, auxilia no relaxamento do corpo e mente.

Este relaxamento reduz os batimentos cardíacos, a pressão arterial e o estresse, segundo Benson.

benefícios do artesanato

O artesanato ajuda no tratamento da depressão e outros transtornos psicológicos.

Mulheres com anorexia afirmaram, em pesquisa realizada no Canadá, que a confecção artesanal diminui os transtornos psicológicos em relação ao distúrbio alimentar.

Tratamento de doenças crônicas

Pesquisa realizada pelo sistema público de saúde inglês afirma que bordar reduz a dor em pacientes que sofrem de doenças crônicas.

Segundo Elko Perissinotti, do Instituto de Psiquiatria da USP, esta prática artesanal reduz o uso de medicamentos que atuam no sistema nervoso para aliviar a dor.

E ainda não acabaram os benefícios do artesanato

O artesanato, seja como hobbie ou tratamento terapêutico, pode se tornar uma fonte de renda extra e te auxiliar em sua liberdade financeira.

benefícios do artesanato

O artesanato, para muitos, é uma fonte de renda.

Muitas pessoas já fazem do artesanato sua fonte de renda principal, e se você é uma delas ou gostaria de algumas dicas para dar esse primeiro passo em seu empreendimento, entre em contato com a gente aqui da Quilteria!

Ficaremos muito contentes em te ajudar no que você precisar para você aproveite todos os benefícios do artesanato!

 

Leia também: Saiba o quanto cobrar pelas suas peças de artesanato.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 14 de agosto de 2018

    […] Descubra os benefícios do artesanato e se apaixone […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *