Quer surpreender seus convidados? Faça capas para sousplat!

Acredito que todos nós concordamos que comer em uma mesa bem decorada traz muita satisfação e uma sensação muito boa de cuidado, certo?  Pois transformar a hora da refeição em uma experiência agradável é muito mais simples do que você imagina! Com apenas alguns detalhes, você pode encantar seus convidados, e para isto trouxemos uma bela dica: que tal fazer capas para sousplat?

 

Aliás, não são apenas os convidados que merecem uma atenção especial.  Você pode fazer capas para sousplat  para utilizar no o dia a dia e para deixar a mesa de casa com mais charme nas suas refeições.

 

Seja para algum evento especial, como aniversários e casamentos, ou para reuniões com familiares e amigos- o Natal e o Ano Novo estão chegando e são ótimas ocasiões para estrear seus novos sousplats!- o item é a opção perfeita para trazer personalidade e um toque especial para sua decoração.

 

O mais legal é que você pode fazer capas para sousplat com estampas diferentes, assim, garante várias composições. Desta forma, mesmo que utilizar um aparelho de jantar simples e neutro a decoração ainda ficará maravilhosa.

 

capas para sousplat

Capas para sousplat deixam a mesa de Natal com mais charme

 

Mas antes de tudo, você sabe quais são os tipos de sousplat?

 

A origem deste artigo é francesa e seu nome significa “sob o prato”. A peça foi criada para ser usada embaixo do prato, com a intenção de criar uma moldura que protege e decora a mesa. Por tradição, o sousplat era indispensável apenas em refeições completas e formais, mas o charme chegou às refeições mais simples (que bom!).

 

O artigo  está disponível em diversos materiais, sendo os mais conhecidos:

  • Em cerâmica;
  • Em vidro;
  • Em tecido;
  • Em crochê;
  • Em plástico;
  • Em Rattan (fibra de palmeira);
  • Em prata;
  • Em corda de Sisal.

 

Só de ver estes materiais já dá para entender que a mesa pode ser composta de várias formas, e trazer um ar requintado, rústico e até divertido.

 

A dica de hoje é fazer capas para sousplat em tecido, pois esta versão do artigo traz muitos benefícios, como:

  • A capa pode ser lavada;
  • Você pode usar vários tecidos e estampas para criar combinações;
  • As bases utilizadas serão sempre as mesmas (pode utilizar bases circulares em MDF ou papelão reforçado);
  • É possível personalizar as bordas dos sousplats costurando pérolas, rendas e apliques em geral;
  • É rápido e fácil de produzir;
  • É muito econômico.

 

Para fazer capas para sousplats, você precisará de:

 

  • Placa circular de papelão reforçado ou de MDF de 30 x 30 cm ou 35 x 35 cm;
  • Tecidos com qualidade (escolha tecidos lisos e também estampados para fazer combinações);
  • Alfinete, agulha e linha;
  • Lápis;
  • Elástico de 48 cm para dicos de 30 x 30 cm ou de 55 cm de comprimento para discos de 35 x 35 cm;
  • Fita métrica ou régua.

 

Costurando a capa:

  1. Para fazer capas para sousplat, estique o tecido com o lado estampado (se houver estampa) para baixo. Posicione o círculo de MDF ou papelão no centro do tecido e com a ajuda da régua ou fita métrica, risque uma circunferência por toda a volta do MDF, acrescentando cerca de 6 cm à medida da placa;
  2. Recorte o tecido;
  3. Dobre uma borda (cerca de 1 cm) de tecido para dentro e para marcar, passe um ferro de passar roupas por cima;
  4. Coloque alfinetes na extensão da para não desmarcar o tecido;
  5. Feche a borda costurando a beira com ponto alinhavo pequeno, deixando espaço dentro, como uma canaleta;
  6. Quando estiver chegando ao fim da costura, não feche tudo. Mas deixe 3cm sem costura.
  7. Passe o elástico por dentro da canaleta e costure as duas pontas;
  8. Pode terminar de costurar os 3 cm de tecido;
  9. Para finalizar, passe a mão pela capa e elástico para assentar o tecido.

 

Está pronto! Então, já pode usar suas capas para montar a mesa e receber elogios. Aproveite que o Natal está chegando e brinque com as novidades em estampas para dar um belo efeito.

 

Se preferir, compartilhamos também este tutorial do canal Tu Organizas.

 

 

Dica para receber seus convidados:

Antes de mostrar como deve ser feito o item, temos recomendações para a boa recepção dos amigos e família. O ideal para receber as pessoas, é que a mesa já esteja com montada com os sousplats antes de seus convidados chegarem. Pode parecer óbvio, mas isso é uma regra de etiqueta. Coloque o item no lugar de cada visitante  e os copos, guardanapos, taças e talheres jamais devem ficar sobre ele ou apertando o produto.

Observe a distância da borda da mesa para que nenhum acidente ocorra (como puxar o item e o prato cair). Então, deixe sempre 2,5 cm da borda e verifique se o sousplat não está escorregando. Mas se isso acontecer deixe um pouco mais de distância.

 

E dê uma olhadinha o Pinterest para ver várias ideias de sousplat e se inspirar!

 

capas para sousplat

Fonte: Pinterest

 

Até a próxima!

 

Veja também: Aprenda a fazer um lindo agulheiro de cacto em feltro!

 

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *